Novidade

A Fundação SAM tem um novo sítio web, que se encontra ainda em fase de testes. Caso detete algum erro, agradecemos que nos envie uma breve mensagem.

em zonas remotas, com linhas de contacto curtas, apoiando onde é necessário

Há mais de 25 anos
a cuidar de África

A Fundação SAM (Support African Mission) colabora com organizações e pessoas locais para prestar, apoiar e, sempre que necessário, melhorar os cuidados de saúde, entre outros, em zonas remotas de África.

Aproximar os cuidados de saúde e a educação das pessoas que mais precisam

A Fundação SAM está ativa desde 2000 e apoia, para além de projetos médicos, outros projetos em África que visam melhorar as condições de vida das pessoas.

A missão da Fundação SAM consiste em, através do apoio a projetos e/ou a colaboradores no terreno, aproximar os cuidados de saúde e a educação, entre outros, das pessoas em África que, devido às circunstâncias e à falta de disponibilidade, têm pouco ou nenhum acesso a cuidados de saúde e/ou educação. A SAM procura envolver-se através de apoio financeiro e logístico, mantendo as linhas de contacto tão curtas quanto possível. Sempre que necessário, a SAM presta assistência na tomada de decisões e na execução dos projetos.

“Sempre que possível, recorre-se às clínicas já existentes. O pessoal das clínicas locais recebe apoio e formação e é realizada educação para a saúde junto da população local.”

Pim de Lijster

Projetos

Nos projetos MOZMED e nos restantes projetos apoiados pela SAM em Moçambique, trabalha-se em estreita colaboração com os serviços de saúde locais. Moçambique tem 10 províncias e cada capital provincial dispõe de um hospital de referência (os três maiores situam-se em Maputo, na Beira e em Nampula). As províncias estão, por sua vez, divididas em distritos, cada um com um hospital de menor dimensão. Existem ainda vários centros de saúde distribuídos pelos distritos, onde normalmente trabalham um enfermeiro e uma parteira. Moçambique é um país extenso, com uma costa de 3000 km. Para muitas pessoas, a deslocação até um centro de saúde pode significar algumas horas a pé.

As províncias do norte de Moçambique são de difícil acesso. Uma vez que existem poucas clínicas nesta região, as pessoas que necessitam de cuidados médicos têm de percorrer grandes distâncias. Em parte por este motivo, as necessidades (médicas) nesta região são muito grandes. Para apoiar e melhorar esta situação, a SAM lançou o projeto MOZMED.

Notícias

De momento estamos muito ocupados em Moçambique. Em breve encontrará aqui as nossas notícias.

Contexto

Tudo começou com o apoio ao Hospital de Nkhoma, no Malawi, onde o Pim e a Willemijn de Lijster trabalharam de 1999 até ao início de 2003. Em 2008, a Fundação SAM, em colaboração com o Pim e a Willemijn, iniciou em Moçambique o projeto médico MOZMED (Moçambique Médico). Os projetos MOZMED em Moma e Gurúè foram concluídos em 2014 e 2015, tendo-se seguido o arranque de novos projetos noutras regiões e de um novo projeto MOZMED no Niassa.

Willemijn de Lijster

Pim de Lijster

Cooperação e Apoio